CELULITE: Tire suas dúvidas!

O que é?
É uma patologia degenerativa, caracterizada pela progressiva inflamação das células adiposas por efeito de toxinas que o corpo não pode eliminar. Quando o sistema de eliminação das toxinas diminui a sua velocidade, o tecido concectivo sofre um processo de saturação, fica mais grosso e duro, formando as típicas covinhas e tecidos endurecidos, característico da celulite. Essa doença é muito mais comum em mulheres, pelo fato de terem o dobro de tecido gorduroso do que os homens.
Causas
Problemas circulatórios, vida sedentária, stress, dieta inadequada, consumo insuficiente de água, poluição do ar, cigarro e estrógeno (hormônio feminino que estimula a retenção de água). Os alimentos que contribuem para o desenvolvimento da celulite são: chocolate, frituras, gorduras animais, cremes, álcool, café, chá e carne de porco. As dietas muito agressivas e o uso de diuréticos para emagrecer são hábitos nocivos para os tecidos, pois eles perdem a elasticidade e a firmeza.
Sintomas
Existem dois tipos básicos de celulite: sólida e branda. Na celulite sólida, que geralmente surge nas mulheres jovens com bom estado físico e, inclusive, com músculos bem tonificados, o tecido celulítico parece aderido ao músculo e é sensível a pressão, pois podem existir terminais nervosos comprimidos. A celulite branda não é compacta nem concentrada, ao contrário, tem tendência a ocupar grandes áreas e parece flutuar entre os músculos e a pele, e se desliza facilmente sobre os músculos. Geralmente aparece em mulheres inativas cujo tônus muscular é pobre.
Tratamentos
Para corrigir a celulite, deve-se permitir que o tecido conjuntivo recupere sua suavidade e elasticidade normais, que sejam liberadas as substâncias retidas e que as mesmas sejam drenadas e eliminadas. A ginástica estimula a circulação, a digestão, a eliminação de toxinas e a respiração. Uma boas oxigenação ajuda a queimar os resíduos tóxicos que ficaram retidos no tecido conectivo. As massagens das áreas afetadas fortalecem os benefícios do exercício, pelo fato de estimular a circulação. A dieta deve ficar restrita a alimentos que não deixam resíduos tóxicos no organismo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Conheça nosso trabalho.

Venha treinar com uma equipe preparada para atender os seus objetivos. Treinamento eficiente e com resultados rápidos, com aulas individu...